segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Amizade


"O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
Pois ides até ele com fome e procurai-lo para terdes paz."
O profeta, Khalil Gilbrant

"Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes"
Amizade Sincera, Renato Teixeira
"Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam 'não'"
Canção da América, Milton Nascimento
"Foi Deus, quem consagrou você e eu
Para sermos bons amigos, num só coração"
Amigos Pela Fé, Anjos de Resgate
Os textos acima (e muitos outros) foram utilizados na segunda reunião da A.M.A.R.T.E. (26/12/2008), cujo tema era a Amizade.

Mas afinal de contas, por que a gente tem amigos? Qual sentimento nos move a sentir necessidade sermos íntimos de uma pessoa que não tem vínculo conosco? Por que esse sentimento nos torna capaz de sacrificar nossa vida em favor de outrem? Podemos dizer que algumas dessas duvidas foram esclarecidas a partir da discussão destes textos. Talvez fosse mais fácil para o professor responder àquela pergunta depois desta reunião (quem sabe).

Ainda é interessante ressaltar que a reunião se deu em local distinto. Na impossibilidade de realizarmos o encontro nas dependências da UnP, dirigimo-nos ao Parque das Dunas. Enfim, o que seria um contratempo tranformou-se numa oportunidade de aproximarmos a Medicina e Arte de sua origem.


Após nossa conversa sobre amizade, ainda traçamos as estratégias de ação da A.M.A.R.T.E. Uma idéia bem-vinda foi a confecção de um jornal para socializarmos as ações do grupo (um das conseqüências desta idéia é o Blog que você está lendo). Ainda decidimos por começar nossas atividades práticas com crianças (aplicação de atividades de gravura e fotografia). A última idéia seriam questionamentos com estudantes de arte (o que é medicina?) e estudantes de medicina (o que é arte?) para ver até que ponto as respostas se distanciam ou sobrepõem.
Estiveram presentes ao encontro: Ana Hélbane, Ariadne Cruz, Bruno Pessoa, Edilson Pinto, Emily Anne, Fernando Filho, Thiago Trindade e Sergio Pontes, os quais concordaram que deveríamos fazer mais uma reunião ainda antes do fim do ano. Portanto, a próxima reunião ficou marcada para o dia 30/12/2008 (terça-feira) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário