terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Comunicação

"A vida é um estado de espírito".
Esta semana decidimos discutir os problemas de comunicação. Para isso, o professor Edilson escolheu o filme Muito Além do Jardim, uma comédia de 1979. A seguinte sinopse foi obtida em adorocinema.com. br:


"Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance."






Chance era um homem muito simples, e por isso fica próximo da verdade (como uma criança). E a verdade, meus caros, cada um interpreta de seu jeito. Por isso que o que chance falava literalmente sobre jardins, logo era interpretado como uma metáfora sobre economia (chegando inclusive a ser parafraseado pelo presidente). O problema finalmente resume-se em: cada um ouve o que quer ouvir (ou interpreta o que lhe convém).


A leveza de espírito de Chance é impressionante, até que finalmente ele anda sob as águas enquanto o filme é resumido em: "A vida é um estado de espírito".




Emily sugeriu que a reunião da A.M.A.R.T.E. desta semana fosse feita em sua casa, afinal esta também era nossa última semana de férias. Regrado por deliciosos quitutes, compareceram: Emily, Thiago Menezes, Bruno Pessoa, Sérgio Pontes, Fernando Filho, Rytwell, Karina e Edilson Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário