sexta-feira, 20 de março de 2009

Diferença

Nesta sexta-feira, 06/03/2009, o grupo A.M.A.R.T.E. reuniu-se para assistir ao filme Happy Feet, animação sob a direão de George Miller.

O filme conta a história de um pingüim que já nasce diferente: não possui canto característico como os demais e ainda possui a habilidade de sapatear, que lhe é única. Há os que digam ser Happy Feet um "filme de criança", mas a animação carrega a magia das fábulas: transmite uma mensagem extremamente forte (uma não, várias), de forma bastante sutil. Ah... se nós tivéssemos a sensibilidade das crianças!




Podemos dizer que a Diferença faz a diferença nesse filme. Inicialmente, Mano, nosso simpático protagonista, é vítima de preconceito de todas a partes e de todas as formas. A exclusão do meio social o faz questionar as conformidades. Por que todos seguem um rítmo mandatório? Que obrigatoriedade de conformar-se é essa?

Os líderes, detentores dos "podres poderes", começam a sentir-se ameaçados. Não obstante o preconceito que praticavam contra Mano, decidem reprimir a alegria que emana do pingüinzinho através da imposição do medo. Mas a pequena ave confia em seu Darma (sua característica especial), enrão prefere distanciar-se dos que o excluem a mudar sua natureza em função de outrem.




Após a exibição do filme o grupo discutiu seus aspectos principais. Saímos com uma certeza: quando se toma a iniciativa, quando perseguimos o que confiamos, como fez a pequena ave, somos capazes de abalar o mundo.

"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente"
Gabriel, o Pensador


Estiveram presentes a esta reunião: Bruno Pessoa, Ana Hélbane, Antônio helbert, Gabriela Dantas, Monisa Nóbrega, Ariadne cruz, Karina Passos, Ana carolina Calháu, Marina Luiza, Nicoli Azevedo, Bruno Holanda, Wilson Rodrigues, Eliezer Silva, Emily Brito, Thiago Menezes, Fernando Filho e Edilson Pinto.

3 comentários:

  1. Happy Feet, gostei muito desse filme, bem como me identifiquei com uns certos "pés felizes"?

    Me acho bem diferente,do protótipo de personalidade criado pela sociedade. Eu gosto de expor minhas opiniões, gosto de comparar com a opinião dos outros, isso faz com que em muitas situações eu me sinta como Happy feet.

    Mas concordo, com os que dizem que somos como os dedos da mão, cada um com sua peculiaridade, mas se todos trabalharem juntos, poderemos levantar um copo, ou seja, poderemos ir longe.

    Por isso, creio na importância desse, filme precisamos entender isso e sermos mais tolerantes e menos exigentes com as pessoas, precisamos, compreender e aceitar as diferenças dos outros.

    Isso não vai fazer de nós pessoas melhores, mas vai fazer de nós pessoas, que sabem conviver melhor em sociedade.

    Gabriela Dantas de Santa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Para mim o A.M.A.R.T.E está me trazendo muitas coisas boas, na verdade, indescritíveis. Aprender que o AMOR é o mais puro e nobre dos sentimentos nos faz crecer interiormente, nos faz exergar o mundo com mais eperança, nos dar força para lutar por um mundo melhor onde reine paz e felicidade.
    Obrigada A.M.A.R.T.E!!! Que possamos a cada dia fortalecer esses laços de amizade e união.

    ResponderExcluir
  3. Monisa, consegui publicar seu comentário. Gostaria de comunicar ao pessoal que já oi configurada a página e os comentários podem ser feito livremente (obs: em Comentar como: selecinonar Nome/URL e digitar seu nome no espaço Nome, depois eh soh postar o comentário!!)

    ResponderExcluir