sábado, 25 de abril de 2009

Um Dia Mais que Branco

Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim
Um ovo, dois ovos, três ovos assim
Coelhinho da Páscoa que cor que eles têm?
Azul amarelo e vermelho também



Nove de abril de dois mil e nove foi um dia que nunca sairá de nossa memória. Nesta manhã de quinta-feira o geupo A.M.A.R.T.E. foi à Policlínica do Alecrim (Natal-RN), onde funciona o setor de pediatri a LIGA, comemorar a Páscoa com aquelas crianças.

De cara pintada e orelhinhas na cabeça saímos percorrendo as enfermarias e quartos entoando a música tema desta data e convocando as crianças e seus acompanhantes para participarem das atividades que tínhamos programado.


Música, teatro de fantoches, episódios de desenho animado, atividades de pintura (em ovos e papel), entre outros, foram as atividades que levamos para animar aquela manhã, e mesmo sem ensaio, tudo ocorreu melhor do que poderíamos imaginar, prova disso está nos seguintes trechos da carta que nosso preceptor Prof. Edilson Pinto nos escreveu no dia seguinte:

"Será que aquilo aconteceu mesmo? Será que tudo não passou de um sonho: um belo e maravilhoso sonho?
[...]
Vocês estão percebendo a dimensão das nossas ações? Vocês chegaram a ver o que eu vi? Uma criança de 02 anos, portador de Retinoblastoma, sem o seu globo ocular direito... Ele riu. Ele, simplesmente, riu. Mesmo com a sua desgraça, ele riu... E a sua mãe? Ela também sorriu. E as outras mães que pareciam que estavam aproveitando mais do que os seus filhos - afinal elas estão sofrendo tanto quanto eles – elas sorriram também... E a gente fez tão pouco: doamos apenas duas horas, do nosso ‘precioso’ tempo – afinal, precisamos tanto decorar todo o trajeto da veia safena magna, etc. etc. para nos tornarmos um médico de verdade, não é mesmo? –, e elas sorriram... E elas nos agradeceram pelo nosso simples gesto de humanismo."

Sim professor, sim! É um sonho! Porque como dizia Raul Seixas "sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade"
Presentes: Edilson Pinto, Bruno Pessoa, Ariadne Cruz, Fernando Filho, Emily Anne, Thiago Meneses, Ana Karine, Karina Passos, Nicoli Azevedo, Wilson Rodrigues, Myckon Duarte, Monisa Nóbrega, Tiago Victo, Gabriela Dantas, Ana Carolina Calháu, Ana Hélbane e Antônio Helbert.

Um comentário:

  1. Estar na políclínica, vendo o quanto aquelas crianças são felizes apesar dos problemas que elas enfretam, nos dar força para enfrentar os nossos problemas, que perto dos delas não são nada!

    Foi maravilhoso estar lá, como podem ver na primeira foto da postagem, as lágrimas vieram, foi inevitável, mas o importante é as enxugar e continuar a festa.

    Enfim, essa foi a comemoração mais intensa da minha páscoa.Foi simplesmente indescritível!

    Gabriela Dantas de Santa Cruz

    ResponderExcluir