segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lobato: medicina e educação

No sábado 11/07/2009, o AMARTE juntamente com o Espaço Vida e Movimento levou saúde, em sua concepção mais fundamental – prevenção e promoção -, à comunidade de Felipe Camarão.


E como, através da arte, sensibilizar comunidade tão carente da periferia de Natal a cerca da importância dos cuidados com a saúde? Monteiro Lobato e seu caricato personagem Jeca Tatu nos mostraram os caminhos. Dessa forma membros do AMARTE (Bruno, Gabriela e Raquel) acompanhados do narrador Clóvis, do projeto Fazer Crescer, encenaram uma adaptação do texto Jeca Tatu.


Apesar da distância entre a época em que o texto foi escrito e o contexto em que o personagem reside (zona rural das Minas Gerais), é impressionante o quanto as pessoas daquela comunidade se identificaram com as características e necessidades do Jeca, fato que talvez tenha contribuído com a validade da peça. A prosperidade de Jeca Tatu faz parte do contexto literário, mas temos certeza que os ensinamentos que ficaram do dia desta ação farão prosperar hábitos mais saudáveis na vida daquela população. Foi apenas a primeira semente jogada em vasto terreno fértil.


Esta primeira parceria do grupo AMARTE com o projeto Espaço Vida e Movimento mostrou-se consistente, repleta de aspectos positivos, esperamos com essa parceria poder continuar o nosso bem mais precioso, a arte, a quem dele carece.

2 comentários:

  1. bruno kkkkkkkkkkkkkk vc ta muito bunito nessas fotos, parabéns pelo tabalho todos vcs...bjos mily

    ResponderExcluir
  2. Bruno kkkkkkkkkkkkkk vc ta muito bunito nessas fotos, parabéns pelo tabalho todos vcs... [2]
    Beijos, Eriluce

    ResponderExcluir