quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Poesia

O quarto encontro da A.M.A.R.T.E. se deu no dia 09-01-2009 na UnP da Salgado Filho. Na ocasião assistimos ao filme Sociedade dos Poetas Mortos. Abaixo segue uma pequena resenha, confira:

Um filme muito bom, que se passa na época do Renascimento cultural, época em que a maioria das pessoas estava tomada por uma onda de idéias e ideais revolucionários, logo o mundo passava por uma época de contestação.

O filme mostra a realidade de uma escola militar, e extremamente tradicional nos EUA, em meio ao que o Mundo vivia, surgiu nessa escola um professor de literatura, que modificou o modo dos alunos verem a literatura, assim como o modo de pensar e de agir desses alunos.

Os alunos, com o apoio do professor,senhor Keating, criaram a sociedade dos poetas mortos, uma espécie de clube, onde eles se reuniam para discutir sobre artes, ou sobre outros assuntos que surgiam no meio das reuniões.

Assim, os alunos passaram a ter uma visão crítica e a não mais aceitarem as imposições, da sociedade, da escola tradicionalista e até mesmo de alguns pais.

O exemplo mais claro foi o de Neil Perry, um aluno que, queria seguir a carreira artística, mas não o fazia para não desagradar ao seu pai que com muito esforço pagava para ele ter a oportunidade de estudar naquela escola, esse aluno resolveu enfrentar seu pai em buscar do seu grande sonho. Porém por não saber administrar a situação, isso tudo culminou no suicídio desse aluno.

O professor acabou sendo culpado pela morte do aluno, pois ele havia incentivado o aluno a ir em buscar do que ele realmente queria.

Apesar dos alunos que compunham a sociedade dos poetas mortos, terem sido delatados por um de seus membros,no final, todos os demais membros deram uma bela demonstração de gratidão e companheirismo para com o professor que tanto os ajudara.

Por: Gabriela Dantas de Santa Cruz



4 comentários:

  1. obrigado por acompanhar o blog do Medicina & Arte! Nosso projeto tem um braço chamdo MedCINE, jah discutimos alguns dos filmes que vc aponta. Acreditamos que a sétima arte contribui bastante e nos dah a oportunidade de enriquecer nossas almas... forte abraço...

    ResponderExcluir
  2. Para mim o A.M.A.R.T.E está me trazendo muitas coisas boas, na verdade, indescritíveis. Aprender que o AMOR é o mais puro e nobre dos sentimentos nos faz crecer interiormente, nos faz exergar o mundo com mais eperança, nos dar força para lutar por um mundo melhor onde reine paz e felicidade.
    Obrigada A.M.A.R.T.E!!! Que possamos a cada dia fortalecer esses laços de amizade e união. Monisa

    ResponderExcluir
  3. Para mim o A.M.A.R.T.E está me trazendo muitas coisas boas, na verdade, indescritíveis. Aprender que o AMOR é o mais puro e nobre dos sentimentos nos faz crecer interiormente, nos faz exergar o mundo com mais eperança, nos dar força para lutar por um mundo melhor onde reine paz e felicidade.
    Obrigada A.M.A.R.T.E!!! Que possamos a cada dia fortalecer esses laços de amizade e união. Monisa

    ResponderExcluir
  4. Para mim o A.M.A.R.T.E está me trazendo muitas coisas boas, na verdade, indescritíveis. Aprender que o AMOR é o mais puro e nobre dos sentimentos nos faz crecer interiormente, nos faz exergar o mundo com mais eperança, nos dar força para lutar por um mundo melhor onde reine paz e felicidade.
    Obrigada A.M.A.R.T.E!!! Que possamos a cada dia fortalecer esses laços de amizade e união. Monisa

    ResponderExcluir