quarta-feira, 8 de abril de 2009

Literatura Bíblica

Em nossa última reunião, enquanto refletíamos o quão bom tinha sido aquele encontro com os pacientes, surgiu o tema de o porquê da excomunhão dos médicos que realizaram o aborto dos gêmeos de uma criança de 3 anos. A partir deste tema surgiram outros: por que algumas religiões interpretam um trecho da Bíblia de um jeito e outras de outro, por que o texto bíblico não é único, como são feitas as escolhas dos textos, até que chegamos ao nome de Bart D. Ehrman (autor de O Problema com Deus e O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse).


O tema era tão abrangente que resolvemos que seria necessária uma reunião só para debatermos o assunto. Foi o que fizemos: a reunião do dia 27/03/2009. Nossa intenção não era sair desta reunião com a resposta para todas as perguntas ou com a Verdade certa, nem muito menos tínhamos a intenção de defender ou atacar o olhar de determinado grupo. Queríamos sim discutir, debater, estudar para abrirmos os olhos às novas possibilidades e conhecer a visões diferentes das nossas, afinal nosso grupo é bastante diversificado e cada um tem uma opnião a respeito do tema.





E dessa forma se conduziu o debate com muito respeito todos tiveram a oportunidade de falar suas idéias expressar sua fé e lançar suas dúvidas. Temas como a interpretação de algumas igrejas (testemunhas de Jeová, Adventista do Sétimo dia...) a respeito de trechos da Bíblia, por que a Bíblia Catolólica tem sete livros a mais que a Protestante, como se deram as escolhas dos livros, por que os judeus seguem apenas o antigo testamento, as dúvidas sugeridas pelo próprio Bart D. Ehrman sobre a influência dos transcritores e tradutores nos livros originais da Bíblia, entre muitos outros.



Como dissemos, ao final da reunião não saímos com a Verdade absoluta, nem chegamos a um concenso. Talvez tenhamos saído até com mais dúvidas. Mas o encontro foi extremamente válido exatamente por nos possibilitar entender a visão do Outro, afinal não podemos criticar (desmerecendo ou elogiando) alguma coisa quando nós não a conhecemos.

Estiveram presentes a esse encontro ecumênico: Bruno Pessoa, Edilson Pinto, Eliezer laurindo, Monisa Martins, Ana Hélbane, Tiago Victo, Gabriela Dantas, Ariadne Cruz, Ana Karine, Emily Anne e Fernando Claudino.

3 comentários:

  1. Falar de Deus e das coisas Dele, é sempre muito bom.

    Me surpreendi muito na nossa reunião, nunca achei que fosse concordar tanto com o pessoal, tratando-se de um assunto tão polêmico quanto esse.

    A fé é um sentimento necessário, até mesmo os agnósticos acreditam na ausência de Deus, então cada um crer no seu Deus,acho que a verdade, ninguém tem, o importante é ser feliz com a sua crença.

    O encontro foi muito válido para conhecermos um pouco mais da palavra de Deus.

    A presença de Ana Hélbane, Bruno Pessoa, Eliezer, foram fundamentais para isso, cada um com um ponto de vista mostrando, o quão interessante pode ser discutir sobre isso.

    Concordo com uma frase de Dr Edílson Pinto, cada reunião estamos fazendo coisas melhores e discutindo mais temas interessante, enfim acho que o AMARTE está cumprindo com o seu objetivo.

    Gabriela Dantas de Santa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos abençoe em nossas indagações...

    ResponderExcluir