sábado, 4 de abril de 2009

Visita à LIGA

Sábado de sol, nove horas da manhã, e lá estamos nós da A.M.A.R.T.E. ganhando nosso final de semana. Levamos a proposta do grupo além das fronteiras da universidade, socializamo-na com os pacientes do Hospital Luiz Antônio.

Em nossa primeira ação resolvemos levar um pouco de alegria àqueles pacientes têm ao e à doença como companhia.



Para deixar os pacientes "com as bochcechas doendo de tanto rir", como disse uma das enfermeiras, escolhemos dois episódios do clássico humor inglês: Mr. Bean.

Alguns o consideram um completo idiota, mas a graça está nas soluções mirabolantes que o personagem arranja para os mais simples problemas. E, sem dizer uma palavra, nos traz um humor sutil e sadio, bem diferente das piadas recheadas de pornografia e preconceito do humor brasileiro.

Rir das peripércias do inglês atrapalhado foi muito bom, melhor ainda foi rir com os pacientes. O "rir COM" faz toda a diferença, porque nos reaproxima (a medicina do paciente) do conceito de cuidado. Um cuidado que transpõe a barreira criada pela medicina exclusivamente científica. Afinal, receitar um fármaco ou interpretar corretamente um exame ainda está aquém do cuidar do Sujeito doente.



E dessa forma, sem perceber, nos estendemos até as 12:30 naquele encontro. Horas que passaram voando e permaneceram em nossa atitude por mais algum tempo.



Estiveram presentes a este re-encontro: Bruno Pessoa, Gabriela Dantas, Emily Brito, Ana Calhau, Ana Karine (nova integrante), Karina Passos, Thiago Meneses, Ana Hélbane, Antônio Helbert e Edilson Pinto.

Um comentário:

  1. Foi um sábado maravilhoso, onde pudemos nos sentir bem fazendo o bem a outras pessoas, pudemos fazer com que pessoas, que só vem doença e tristeza todos os dias pudessem sorrir com alguma coisa.

    Me senti muito bem fazendo essa atividade e melhor ainda ao ver a alegria no rosto dos pacientes e ao escutar cada risada dada por ele, além disso também nos divertimos muito e rimos bastante (principalmente Bruno Pessoa) do filme.

    Essa foi uma atividade simples e que trouxe muita felicidade tanto para nós que realizamos quanto para os pacientes.

    Gabriela Dantas de Santa Cruz

    ResponderExcluir