sábado, 27 de março de 2010

Mãos Talentosas

Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.
Esse filme conta a história de Ben Carson, neurocirurgião, cuja humanidade e dedicação são extremamente louváveis. Nasceu em Detroit numa família pobre, criado apenas pela mãe que era analfabeta e separada do marido após descobrir que o mesmo tinha outra família além de ser traficante de drogas. Ben era desmotivado e tirava más notas na escola, mas sua mãe sempre mostrava aos filhos que os mesmos possuíam a capacidade de aprender e de vencer dentro da cabeça. Desta forma Ben galgou as escadas do saber e ingressou na faculdade de medicina, sempre com muito sacrifício e marginalizado pela sua cor. Aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia com uma equipe multidisciplinar.
Pessoalmente quando assisti a esse filme pude verificar o papel essencial que a família, nesse caso a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenha na transformação do filho, de menino de rua marginalizado a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Outro fato importante é religiosidade do Dr. Carson, algo muito escasso no meio médico, no entanto, bastante presente na vida desse neurocirurgião.
Atrevo-me a resumir o filme “Mãos Talentosas” em uma única palavra: SUPERAÇÃO!

2 comentários:

  1. O filme é simplesmente maravilhoso, mostra que mesmo diante das dificuldades, é possível vencer.
    Ben (personagem do filme) é um exemplo de superação.

    ResponderExcluir
  2. APLAUSOS EXTREMAMENTE MARAVILHOSO, UMA HISTORIA DE CONQUISTA E APRENDIZAGEM PARA CADA UM QUE ASSISTIU

    ResponderExcluir