sábado, 27 de março de 2010

Participação do AMARTE no COBREM 2010

O XXII Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina, realizado entre os dias 14 e 22 de janeiro de 2010 na cidade de Natal-RN, no Campus da UFRN, foi organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves(CANECA) e pela Direção Executiva Nacional do Estudantes de Medicina(DENEM), com o apoio de Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Potiguar- UnP.

É um encontro de âmbito nacional e tem a função de elaborar e aprovar o planejamento de mais um ano de atividades do Movimento Estudantil de Medicina. Assim, elegeu e empossou a Sul 2 (DANC-UFPR) como Sede Nacional da Executiva(coordenação geral, coordenação de finanças e coordenação de comunicação) e definiu as coordenações de área.

Em 2010, o COBREM trouxe como tema “ Saúde e Educação em Tempos de Crise – Reconstruindo Bandeiras”, dando relevância à discussão de assuntos que seriam as bandeiras históricas(Educação, Saúde e Educação em Saúde) no debate do Movimento Estudantil de Medicina no contexto atual de crise econômica mundial.
Durante esse evento tão preenchido por debates e discussões no eixo político, houve um momento da programação que foi cultural. Mais uma vez, o Projeto AMARTE da medicina da UnP, realizou uma apresentação artística: A peça Big Brother Saúde, uma adaptação do texto homônimo do livro Perdoa-me Por me Prenderes! de Edilson Pinto(Sarau das Letras, 2008), com a participação dos estudantes Bruno Pessoa, Emily Brito, Thiago Martins, Fernando Filho, Ariadne Cruz e Greg Sá. Tendo a presença ainda de outros integrantes do Projeto: Karina Passos, Ana Karinne e Raquel Dantas.
Como congressista, posso afirmar que foi um momento cultural único em meio à tantas discussões cansativas e conflitantes. Naquele pequeno intervalo, podemos nos desarmar um pouco, ver que a saúde no Brasil tem que ser levada à sério sim, mas que existem instantes que é preciso ter sensibilidade também para dar significância ao contexto no qual estamos inseridos e, diante disso, entender qual o nosso papel como estudantes de medicina.

Ana Karinne Magalhães
Acd. de medicina da UnP(sexto período)
Integrante do Projeto A.M.A.R.T.E

Nenhum comentário:

Postar um comentário