terça-feira, 7 de junho de 2011

Sinônimo de amar é sofrer

“Quanto tempo o coração leva prá saber,
Que sinônimo de amar é sofrer...”
Chitãozinho e Chororó

O destino de um homem depende do seu caráter, alertava Heráclito. Afinal, é através do caráter, que fazemos as nossas escolhas; podemos viver na retidão ou podemos vender a nossa alma ao diabo, como fez o Dr. Fausto... Enfim, são as nossas escolhas que irão nos conduzir ao longo da nossa caminhada.

            Dizem que Aquiles, quando jovem, recebeu das Parcas o privilégio de escolher a duração e o resultado da própria vida: poderia viver num palácio, ficar velho e morrer pacificamente, mas nunca seria lembrado; ou poderia ser lembrado para sempre, desde que morresse cedo. Escolheu a segunda alternativa, e parece-me que foi a correta, afinal concordo com Nelson Rodrigues: “Pior do que a morte é o esquecimento!”.
A Ulisses foi dada a oportunidade de conquistar a vida eterna, bastaria que ele aceitasse as oferendas da deusa Calipso. Mas, ele rejeitou uma vida paradisíaca, onde tudo seria previsível e seguro, para se lançar de volta a sua casa e a um futuro “no qual ele pudesse se atirar de corpo e alma”...       
Robert Frost, poeta americano, certa manhã teve que fazer a sua escolha: “É com um suspiro que conto isso, tanto, tanto tempo já passado: Duas estradas separavam-se num bosque e eu – Eu segui pela menos viajada, E isso fez toda a diferença”.
Eu, Edilson Pinto, em 1993, tive que fazer também a minha escolha. Poderia ter ficado no Rio de Janeiro, muito provavelmente trabalhando no INCA (Instituto Nacional de Câncer) ou teria que voltar para o meu Estado, e assumir a vaga de professor na UFRN. Escolhi a segunda alternativa e não me arrependi!
Não tenho dúvida que nesta escolha, teve a enorme influência da minha mãe, professora alguns anos do Atheneu e depois do curso de letras da UFRN. Toda vez que ela falava da sua atividade docente, do seu entusiasmo, do seu carinho e amizade pelos alunos, etc. etc. seus olhos brilhavam e eu sentia uma enorme vontade de ser como ela: um professor.
Lembro-me, hoje, da minha primeira aula. Que tema árido para um iniciante, falar sobre “Choque e as suas repercussões hemodinâmicas”. Foram noites e noites sem dormir. Mas, toda aquela ansiedade terminou quando entrei na sala de aula. Naquele dia, percebi que tinha feito a escolha correta. Escolhi a estrada menos viajada e isso tem feito toda a diferença.
No dia 25 de março de 2011, fiz 18 anos de magistério. Pois bem, caro leitor, “Quem ama nunca sente medo de contar o seu segredo”: Eu amo ser professor! Adoro ensinar. Adoro o contato com os alunos. É como se eles a cada aula realizassem uma transfusão sanguínea em mim, evitando que o meu sangue vire pó... O que eu sou - e o que eu serei-, devo ao fato de ser professor.
Mas, nessa relação de amor, nem tudo são flores. Drummond, na sua eterna simplicidade, descobriu isso de uma forma curiosa: “Atirei um limão n’agua, como faço todo ano. Senti que os peixes diziam: todo amor vive de engano”. O meu grande mestre, professor Ernani Rosado, no dia da minha formatura, proferindo a sua oração para a minha turma, parece que estava me alertando: “O professor universitário, perdido em um emaranhado contínuo de leis, decretos e regulamentos que lhe tolhem, lhe desestimulam e lhe decepcionam, alvo freqüente de incompreensões...”.
Alvo freqüente de incompreensões e, o que pior, de ingratidões. Volto ao Drummond e os seus peixinhos (“Atirei um limão n’agua, foi levado na corrente. Senti que os peixes diziam: Hás de amar eternamente”), para compreender que mesmo amando e sofrendo este é o destino de todo Professor. Afinal, há algo muito maior do que tudo isso: incompreensões e ingratidões. Há a ilusão de que um Professor pode moldar o caráter de um homem e mudar o seu destino...
Então, caro leitor, tem razão o cancioneiro na sua trova: “No aroma de amores, Pode ter espinhos... Quem tem amor na vida, Tem sorte. Quem na fraqueza sabe ser bem mais forte”...

Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor (UFRN e UnP), médico e escritor

Um comentário:

  1. É a mensagem mais linda que alguém pode receber.
    As palavas mais sinceras que alguém pode oferecer.

    ResponderExcluir