domingo, 1 de março de 2009

O Anti-Herói

"Anti-herói é o termo que se emprega para alguém que protagoniza atitudes referentes às do herói clássico, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam as façanhas por motivos egoístas, de vaidade ou de quaisquer gêneros que não sejam altruístas."
Nesta sexta-feira, 13.03.2009, o grupo A.M.A.R.T.E. reuniu-se para assistir o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, segundo sugestão dos membros Fernando Filho e Ritwell Augusto.



Para muitos Batman é considerado um anti-herói, não que ele não tenha motivos autruístas (o que o torna muito próximo do herói clássico), mas segue uma moral que tenta justificar os meios utilizados por causa de um fim benéfico.

Apesar do preconceito inicial de alguns dos membros do grupo em relaçã ao filme, a sessão foi bem aproveitada, surgindo algumas das seguintes discussões:

1- É correta a atitude de Batman de ser motivado pela vingança? (afinal, foi a morte dos pais dele que o motivaram a se vestir de cavaleiro das trevas, bem parecido com os "motivos" atribuído às atitude de Lampião);

2- O Coringa é responsável pelas suas atitudes, uma vez que ele é totalmente louco? (vale lembrar que o paciente psiquiátrico é legalmente irresponsável por seus atos);

3- Por que o Batman não mata o Coringa?

4 - Por que um navio não detonou o outro?

5 - Por que o promotor, esperança de um verdadeiro herói para Gothan City, termina virando o Duas-caras?





Estiveram presentes a esta reunião, sob a tutoria do professor edilson pinto: Delano Freire, Bruno Hollanda, Ana Carolina Calháu, Ariadne Cruz, Thiago José, Ana Hélbane, Wilson Rodrigues e Emily Brito.

4 comentários:

  1. Apesar de não poder estar presente nessa reunião, vou me arriscar em um comentário, na verdade, mas umas opiniões sobre as questões polêmica levantadas por Bruno, na descrição do filme postada no blog.

    Quanto ao fato da atitude do Batman se correta ou não porque é motivada pela vingaça. Sinceramente não posso julgar um pessoa por suas ações, apenas analisando o que a motiva. Acho que analisando as ações apenas elas estão fazendo bem à população da cidade, desse modo corroborando com a teoria de que " os fins justificam os meios".

    Quanto a questão do paciente psiquiátrico, vivemos atualmente uma época em que todos os criminosos querem ser pacientes psiquiátricos para não terem dívidas com a justiça, não é verdade?
    Não sei se o coringa tem alguma doença psiquiátrica, mas se realmente ele tiver, sou de acordo com que ele não seja responsável pelos seus atos, mas certamente todo paciente psiquiátrico não internado, tem um familiar que responda por ele.

    O Batman, não mata o coringa, pois o filme quer mostrar ao público um "herói", uma pessoa que não tem a índole de matar, mesmo quanto o indivíduo merece.

    O fato do representando da justiça virar o Duas-caras, o filme deseja mostrar com isso, o quanto a justiça pode falhar e que ela muitas vezes pode virar a cara para quem mais precisa dela.

    Acho que as dicussões levantadas foram muito interessantes, e que esse é um bom jeito de colocarmos aqui nossas opiniões e discutirmos sobre diverssos temas.

    Gabriela Dantas de Santa Cruz

    ResponderExcluir
  2. 1-em momento algum ele´pode ser julgado por "agir por vingança"
    o BATMAN simplesmente ñ deseja para outros oq ele ja passou...ele somente é orgulhoso demais para realmente se "vestir de bonsinho"e mostrar para todos q ele se preocupa com as pessoas.

    2-o CORINGA ñ é totalmente louco,a sociedade ñ consegue entender um grande gênio!logo critica!
    é uma afirmação totalmente erronea como poderia ele ser louco!"?ja viu suas "tramoias"seu jeito de fazer o propio BATMAN entender algumas "coisas da vida"ele ñ é totalmente diferente do BATMAN a unica diferença é q um quer conquistar o mundo e sabe disso eo outro ainda ñ sabe...
    3-se o BATMAN o fisesse ele seria um assacino o BATMAN ainda é um heroi ele ainda segue alguns codigos...
    4--------------------MEDO------------
    5-PQ!!pq o coringa quis assim...para as "coisas ficarem mais emocionantes.(em relação a sua "convivencia com o BATMAN)

    ResponderExcluir
  3. meu msn é :lord.ers@hotmail.com

    orkut: ELVIS ROKKKKKKK

    ADC LÁ VAMOS CONVERSAR MAIS VLW !!!

    ResponderExcluir
  4. um verdadeiro anti heroi e o jason todd(robin 2)

    ResponderExcluir