A convite do Dr Thiago Trindade, o grupo AMARTE participou em 18/12/2009 da atividade avaliativa aplicada aos alunos do sétimo período na disciplina Programa de Aprendizagem em Atenção Básica.
A avaliação se deu no formato OSCE, onde o estudante se vê diante de um cenário clínico, simulado por pacientes-atores (nós do AMARTE), devendo comporta-se como o médico assistente de acordo com a tarefa que lhe é solicitada.
Nesse primeiro OSCE do PAAB VII tivemos três cenários clínicos distintos, de acordo com o que segue resumidamente:
Estação 1:
Visita domiciliar – paciente (Sr. Geraldo) de 75 anos teve um AVC há 6 meses, encontrando-se acamado deste então. ACS solicita visita para acompanhamento do caso. Ao chegar em casa a filha (D. Sônia) de 40 anos – cuidadora principal – vem receber o médico e o leva até o paciente.
Atendimento em consultório – Sr Manoel, 65 anos, vem a consulta de revisão, trazer os exames solicitados na consulta anterior. Sem queixas de momento. Sem co-morbidades até o presente. História familiar de diabetes (mãe e irmão). Apresenta sobrepeso (IMC=28).
Estação 3:
Atendimento em consultório – Paciente (Sra. Conceição), 70 anos, hipertensa estágio 1, em medidas não-farmacológicas há 6meses, sem controle da pressão. Sem outros fatores de risco cardiovasculares. Exames laboratoriais e eletrocardiograma normais. Exame físico evidenciando uma PA = 148 x 96 mmHg.
Nós do grupo AMARTE ficamos muito felizes em participar desse novo modelo de avaliação que além de avaliar a capacidade técnico-cognitiva do aluno, exige-lhe desenvoltura prática na condução da consulta e no relacionamento com o paciente (impossível de serem verificadas e corrigidas numa prova de mútipla escolha.
É louvável a iniciativa de Dr Thiago em trazer esses novos modelos à nossa Universidade, que começa a deixar de marcar x nas provas e passa a avaliar o aluno de uma forma mais global, preparando-o inclusive para provas de residência (que já começam a adotar o modelo).
Para ver mais fotos clique aqui
Participar do OSCE, foi muito bom, pois nos divertimos encenando e aprendemos muito. Foi uma experiência única.
ResponderExcluir