quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

I Congresso da Liga Contra o Câncer

Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2009 foi realizado em Natal o I Congresso da Liga Contra o Câncer. O grupo AMARTE não poderia deixar de participar desse evento do Hospital que acolheu nossas primeiras ações fora da Universidade.

O trabalho "Um dia mais que branco - um relato de experiência" retrata a Páscoa que realizamos com as crianças da Policlínica do Alecrim, onde funciona o setor de pediatria da LIGA. o trabalho foi apresentado pela integrante Ariadne Cruz, no dia 27 de novembro de 2009, em forma de Pôster.

Segue o resumo:

Um dia mais que branco – Relato de experiência
Introdução
A Páscoa, do hebráico Pessach, significa passagem. Na religião cristã, esta data simboliza a passagem de Cristo da morte à vida, sua ressurreição. Foi assim que os membros do grupo A.M.A.R.T.E. (Amigos Médico Amantes da Arte) se sentiram após a ação do dia 09 de Abril de 2009, no setor de pediatria da Liga Norte-Riogrnadense Contra o Câncer. Unidos pelo sentimento de levar alegria àquelas crianças tão carentes de afeto, os alunos acabaram saindo do ambiente “morto” da sala de aula e colorindo a vida daquelas enfermarias.
Objetivo
Essa ação do grupo A.M.A.R.T.E. teve por objetivo mesclar diversão, ensinamentos e engajamento (co-participação), para que dessa forma lúdica celebrássemos junto àquelas crianças o verdadeiro significado da Páscoa.
Métodos
Acadêmicos do curso de medicina da UnP devidamente caracterizados de “médicos-coelhos” levaram: 1) música (violão, pandeiro, cavaquinho e canto); 2) teatro de fantoches (“O sentido da Páscoa”), através do qual foi passado às crianças o sentido cristão da Páscoa e da representação do ovos; 3) atividade artística com pincéis e tintas coloridas onde as crianças foram convidadas a colorir seus próprios ovos (valorizando a participação do público nesse tipo de ação); e 4) vídeo educativo: Snoopy - o cãozinho da páscoa.
Resultados
Após uma vivência como essa fica difícil avaliar quantitativamente nossos resultados. Afinal, a alegria daqueles pequenos pacientes, bem como de seus acompanhantes, em meio a uma situação de dor jamais sentida por muitos de nós. Além disso, a produção de ovos decorados, com a criatividade própria das crianças, gerou um material de valor imensurável. Mas, a maior conquista foi sairmos de lá com a lembrança do sorriso das crianças, as palavras de agradecimento de seus acompanhantes e o real sentimento de dever cumprido.
Conclusão
Medicina é um ato de amor. E o Amor é a única coisa que ao dividirmos se multiplica. Portanto, pequenos gestos e ações podem fazer uma grande diferença na vida de todos nós.


Veja as fotos dessa ação AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário